A alergia a proteína do leite de vaca ( APLV) é a mais frequente alergia alimentar que acomete crianças de 0 a 2 anos e sua forma de apresentação é muito variada podendo se manisfetar com sintomas gastrointestinai e/ou cutâneos.
As manifestações intestinais chegam a variar muito e podem ser desde sangramento nas fezes até constipação de difícil controle , diarréia crônica , e outros.
As manifestações cutâneas acometem principalmente crianças que têm alguma predisposição a serem alérgicas e tembem existem pacientes com a forma mista : sintomas intestinais e de pele.
Na maior parte dos casos, não é indicada a coleta de exames para diagnóstico e tratamento e geralmente o dagnóstico é realizado pelo gastropediatra através dos sintomas e exame físico.
O tratamento é a retirada completa da proteína do leite de vaca da dieta, ou seja, retirada de todo ou qualquer alimento que contenha leite de vaca em sua composição. Em pacientes em aleitamento materno exclusivo, a mãe devera realizar a retirada do leite de vaca da sua dieta e em crianças em uso de complemento, existem fórmulas específicas para APLV.